Água – descentralizar para não faltar

O que a atual crise de abastecimento brasileira pode nos ensinar sobre sustentabilidade. 5 motivos para investirmos no aproveitamento da água de chuva.

O texto da semana faz paralelo da nossa situação de dependência do transporte rodoviário (que contempla 65% da matriz de transportes brasileira) com a questão da água que consumimos, motivado pela ideia:

Essa situação pode até parecer distante, mas aconteceu há menos de 4 anos, com a crise hídrica no estado de São Paulo. Para instigar a reflexão, selecionamos 5 motivos para se realizar o aproveitamento da água de chuva.

A água da chuva é uma fonte alternativa de água. Corrobora a descentralização do fornecimento de água, que reduz a nossa dependência exclusiva pela concessionária e auxilia na amenização dos efeitos da escassez de água.

O excesso de chuva também ocasiona problemas nas cidades como enchentes e erosão do solo. Como a urbanização traz consigo a impermeabilização do solo devido a construção de edificações, o aproveitamento de chuva auxilia na redução das águas que escoam pela cidade.

A descentralização das fontes de água está associada com a conservação de recursos hídricos, já que os mananciais superficiais e subterrâneos explorados pelas concessionárias ficam menos sobrecarregados devido à redução de demanda.

Diferentemente da água das concessionárias, a água de chuva no Brasil pode ser explorada gratuitamente, exigindo apenas um investimento inicial de implantação do sistema de aproveitamento. Além disso, reduz desperdícios de utilização de água tratada em atividades pouco nobres, como descarga de vasos sanitários, rega de jardim e limpeza externa, e por consequência reduz os valores da fatura de água (que ajudam a pagar a implantação e manutenção do sistema de aproveitamento da chuva).

O aproveitamento da água da chuva diminui a demanda de água das cidades pela água tratada das concessionárias, pois é uma forma de ampliar a área de captação. Desta forma, a água tratada fica disponível por mais tempo, é usada para os fins apropriados e pode ser oferecida para mais pessoas.

 

Além dos benefícios tangíveis mencionados no post, o aproveitamento de água de chuva é um estímulo ao pensar sustentável e à aplicação da sustentabilidade na construção civil! É uma solução completa, que abrange as três esferas da sustentabilidade: Social, Econômica e Ambiental.

Sabendo da importância do aproveitamento da água de chuva para auxiliar na construção de cidades inteligentes, desenvolvemos um simulador gratuito de aproveitamento de água de chuva. Lá você pode quantificar seus benefícios financeiros e de economia de água com a implantação do sistema de aproveitamento.

Água de chuva: Vamos juntos construir as cidades do futuro?

 

Share

Cofundadora e diretora executiva da RainMap Sistemas Sustentáveis. Administradora de Empresas pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Engenheira Civil e Mestra em Engenharia Civil com ênfase em Sistemas de Informação Geográfica e Mapeamento Geotécnico pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *