Em 2015, os amigos e engenheiros civis Stephanie e Matheus estavam à procura de uma forma de aplicar seus conhecimentos técnicos em um projeto inovador, voltado a sustentabilidade. Com a idealização da RainMap – o mapa de aproveitamento da chuva, em 2016 a empresa foi formalizada em Florianópolis, quando venceu o concurso Sinapse da Inovação SC, fomentado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC).
Além da oportunidade de difundir atitudes de sustentabilidade na construção, a startup visa a auxiliar no cumprimento de legislações de muitos municípios onde o aproveitamento da chuva já se faz obrigatório. A plataforma RainMap vem então para aproximar e desmistificar o uso de tecnologias de aproveitamento de água de chuva para o público em geral. Informando os benefícios que os usuários podem obter, o potencial de economia de cada edificação, a indicação de profissionais especializados e onde adquirir os componentes do sistema, além de diversas matérias sobre o aproveitamento da chuva no Brasil e no mundo.
Em quase 1 ano de empresa, o primeiro desafio foi vencido já na sua concepção, sendo uma das 100 selecionadas por especialistas dentre 1719 ideias submetidas. Após ser formalizada, a RainMap também foi uma das 125 empresas de maior potencial inovador de todo o Brasil do programa de aceleração InovAtiva Brasil ciclo 2016.2, sendo escolhida dentre 1.149 empresas participantes. Em fevereiro de 2017, os membros da RainMap concluíram uma capacitação internacional, Berkeley Lean Launchpad Program. Uma parceria entre a Universidade do Estado de Santa Catarina e a Universidade de Berkeley-Califórnia.

Stephanie Thiesen
Engenheira civil & Administradora
Mestra em Engenharia civil (Soluções SIG/Mapeamento geotécnico)

Matheus Soares Geraldi
Engenheiro civil
Mestrando da Engenharia Civil (Aproveitamento de água de chuva)