Aproveitamento de água da chuva em escolas

Praticar a sustentabilidade é uma questão de educação. Entenda como o aproveitamento de água da chuva pode ajudar nessa jornada.

Uma ideia é como uma semente: necessita de solo fértil para germinar. Pensando dessa forma, ambientes escolares são solos férteis para o crescimento de ideias inovadoras. O aproveitamento de água de chuva, quando realizado em escolas, traz mais benefícios do que apenas a economia financeira e a preservação do meio ambiente: ensina alunos e educadores sobre a importância da sustentabilidade.

Quando se fala em aproveitar a água da chuva, os benefícios envolvidos para se implantar o sistema são muitos. Na dimensão financeira, o aproveitamento da chuva reduz a conta de água por deixar de utilizar água tratada em finalidades menos nobres. Na dimensão ambiental, reduz o impacto ao se retirar menos água de mananciais terrestres (rios e lagos, por exemplo). Na dimensão social, incentiva o pensamento sustentável e oportuniza inciativas e empregos.

Para ficar melhor, quando o sistema é implantado em ambientes escolares, sendo visto e percebido pelas crianças e educadores, os benefícios sociais são amplificados pois oportuniza o nascimento de uma consciência ecológica. Essa consciência traz a naturalização do sistema, o que significa que as crianças percebem o sistema como parte funcional e natural da escola, já internalizando e vivenciando o funcionamento na prática desde pequenas. Quando adultos, serão mais familiarizados com a iniciativa e terão menos resistência para implantar a ideia.

No plano de gestão educacional, o sistema pode ser incluído como tópico de aprendizado integrando educação e sustentabilidade com:

  • aulas sobre o funcionamento do sistema;
  • atividades de ensino sobre o ciclo da água;
  • participação no consumo de recursos naturais.

Exemplos da implantação do sistema em diversas escolas no Brasil podem ser encontrados.

Em Vila Velha, no Espírito Santo, a escola Graciano Neves pretende economizar até 50% dos 2 a 3 mil reais mensais que gasta com a fatura de água.

Mesmo projetos menores, como na escola Carmo da Mata (Minas Gerais), que possui uma cisterna de 1.000 L, já inspiram alunos e educadores a investir ainda mais no sistema.

Em Joinville (SC), o Centro de Educação Infantil Cachinhos Dourados também adotou o sistema. Com uma cisterna de 5.000 L para armazenamento de água para limpeza e irrigação, a escola inseriu a temática logo na inauguração do sistema, apresentando o conceito aos alunos, pais e funcionários, e oportunizando brincadeiras e aprendizado às crianças.

Figura 1 – Sistema de aproveitamento de água de chuva na escola Cachinhos Dourados (Joinville). Fonte: Arquivo RainMap.

Além disso, estudos científicos comprovam os benefícios em outras áreas. Pedroni (2013), contabilizou uma economia 95% (para demanda de irrigação e limpeza em uma escola em Caxias do Sul (RS) e um período de retorno do investimento de 6 anos. Ouriques et al. (2005) calculou uma redução potencial média no consumo de 60% com a implantação do sistema em uma escola em Santa Maria (RS).

O benefício é comprovado em todos os tipos de ambientes escolares. No Centro Tecnológico da Universidade Federal Santa Catarina, a RainMap quantificou os benefícios potenciais da implantação do sistema, realizando inclusive uma análise financeira (confira aqui). No campus de Joinville, a UFSC já possui o sistema instalado.

Figura 2 – Sistema de aproveitamento da água de chuva na UFSC – Campus Joinville.  Fonte: Arquivo RainMap.

Assim como as escolas citadas, diversas outras estão dando o primeiro passo e sendo referência em sustentabilidade nas suas comunidades com o aproveitamento da chuva.

Ficou interessado? Fique atento sobre as novidades da RainMap!

Acesse o simulador RainMap e quantifique você mesmo os benefícios que podem ser obtidos com o aproveitamento da água de chuva na sua edificação!

Share

Cofundador e diretor técnico da RainMap Sistemas Sustentáveis. Mestre e Engenheiro Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina, com ênfase na área de Aproveitamento de Águas Pluviais em Edificações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *