Eficiência hídrica: Como economizar com o aproveitamento de água pluvial

A água é um elemento que está presente em quase tudo que consumimos em nossa vida, seja no uso direto ou no processo de produção. Desde o cultivo de plantas, criação de animais, manufaturas de produtos e até mesmo resfriadores de maquinários, a água recebe as mais variadas funções na sociedade. Nas edificações, temos o contato direto com a água ao cozinharmos, lavarmos os ambientes, roupas, louças e ao praticarmos higiene pessoal. Porém, sabemos que a água é um recurso limitado e, por isso, preservá-la é uma tarefa importante.

A conservação da água começou a ser discutida nos EUA nos anos 1950 [1], e é um conceito que inclui políticas e práticas para promover o uso racional da água. A ideia é garantir que gerações futuras tenham tanto acesso à água quanto a geração atual teve. Segundo Duane et al. (1984) [2], os três fatores chave para promover a conservação da água são:

  1. Reduzir perdas;
  2. Prevenir danos à qualidade da água;
  3. Promover o manejo de água, reduzindo o uso e incentivando novas fontes alternativas de água.

A eficiência hídrica é um conceito mais recente que visa justamente solucionar os três fatores citados, utilizando inteligência para reduzir perdas, manter a qualidade da água e reduzir o uso de água. O objetivo é promover a mesma finalidade – seja ela a fabricação de um produto ou o uso de água em nosso dia a dia – porém fazendo modificações nas condições de uso, de forma que reduza o consumo de água. Exemplos desse tipo de iniciativa incluem otimizar processos industriais, monitorar e reduzir perdas, conscientizar usuários e fazer uso de fontes alternativas de água, como o aproveitamento de água de chuva.

A eficiência hídrica, além de promover a preservação da água como recurso natural, também promove a economia de recursos financeiros pela redução do consumo da água. Neste sentido, muitas empresas procuram a eficiência hídrica também para aumentar sua margem de lucro.

Conheça alguns casos de iniciativas de adotaram a eficiência hídrica:

Fonte: Adaptado de [3]

Além dessas iniciativas, o reuso de água é uma estratégia amplamente utilizada como fonte alternativa de água e se demonstra muito eficiente, podendo ser realizada também em paralelo com o aproveitamento de água da chuva. Já fizemos um post inteirinho sobre as diferenças de aproveitar a água da chuva e fazer reuso de água.

Quer saber qual economia você teria em aproveitar a água da chuva?

Fonte:

[1] https://www.waterinfo.org/node/3819

[2] Duane D. Baumann; John J. Boland; John H. Sims (April 1984). “Water Conservation: The Struggle over Definition”Water Resources Research20: 428–434.

[3] Guia do CEO sobre Água – Construindo negócios resilientes (www.wbcsd.org)

Share

Cofundador e diretor técnico da RainMap Sistemas Sustentáveis. Mestre e Engenheiro Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina, com ênfase na área de Aproveitamento de Águas Pluviais em Edificações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *