Por que contratar um profissional para um sistema de aproveitamento de água da chuva?

Realizar o aproveitamento de água da chuva pode parecer simples. Existem diversos tutoriais, seja em vídeo, figura ou texto, ensinando formas práticas de fazer por si mesmo. Porém, será que esse é o jeito certo de instalar e aproveitar esse sistema?

A autoconstrução é termo utilizado para construções realizadas, sem um profissional capacitado e registrado pelos órgãos competentes, muitas vezes realizadas pelo próprio proprietário. Apesar de ser cultural no Brasil, construir por conta própria, é sinônimo de problema. Além de não haver responsabilidade técnica, social ou jurídica sobre a obra, a autoconstrução pode levar a problemas sérios, causando risco à saúde e à segurança, além de poder sair bem mais caro que o planejado.

Você não vai deixar qualquer um mexer na sua casa, não é mesmo? Fonte da imagem.

O conceito de aproveitar a água da chuva em casas e prédios é bastante simples. Coletar, filtrar possíveis impurezas, armazenar e utilizar. Porém, assim como diversos outros sistemas, existem diversos detalhes que tornam o sistema de fato seguro, estável e funcional. Além disso, é necessário o correto dimensionamento do sistema, para que todo o sistema custe de acordo com o previsto.

Elementos obrigatórios como filtros, descarte das primeiras chuvas e sistema de desinfecção (junto com a correta manutenção destes), eliminam a possibilidade de criar manchas em louças ou causar doenças veiculadas pela água. Além disso, um profissional vai saber direcionar adequadamente as ações de manutenção que devem ser tomadas para deixar o sistema funcionando sempre 100%. Na dúvida, converse com engenheiros ou arquitetos para ter o suporte necessário. Tem dúvidas do que cada profissional é responsável? No infográfico explicamos, de uma forma genérica, as preocupações mais importantes e diferenças entre as áreas. Vale ressaltar que as atividades não se limitam àquelas impressas no infográfico, e que podem se sobrepor em alguns casos.

Percebe-se que as atividades de ambos os profissionais citados são importantíssimas e muito complementares para o adequado projeto e execução da sua obra.

Então, se for construir ou reformar, sempre contrate um engenheiro e/ou arquiteto. A opinião desses especialistas é fundamental para o sucesso de sua obra. E claro, sempre exija o documento de Responsabilidade Técnica emitidos pelos profissionais vinculados aos conselhos, ela é sua garantia formal da presença de um profissional qualificado na obra, que responderá civil e criminal por qualquer irregularidade das atividades.

Aproveitar a água que cai do céu pode trazer benefício mais do que apenas o financeiro e o ambiental, pode lhe proporcionar acesso a água em situações críticas.

Para onde vai a sua chuva? Água de chuva, aproveite essa ideia!

Share

Cofundador e diretor técnico da RainMap Sistemas Sustentáveis. Mestre e Engenheiro Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina, com ênfase na área de Aproveitamento de Águas Pluviais em Edificações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *