Água de chuva e sociedade

É um consenso que o aproveitamento de água de chuva traz inúmeros benefícios e é uma prática altamente sustentável. Como já apresentado aqui, a sustentabilidade atua nas esferas ambientais, econômicas e sociais. Mas então, quais os benefícios sociais que o aproveitamento de água de chuva pode trazer?

Apesar de ser um país rico em distribuição hídrica, o Brasil ainda possui localidades onde a água é escassa. Acompanhe no mapa a seguir a distribuição da disponibilidade hídrica no país, informando a vazão de demanda por água sobre a vazão média acumulada de água disponível.

 

Mapa de distribuição hídrica

Fonte: Plano Nacional de Recursos hídricos (2006).

Na região do semiárido brasileiro, a região em vermelho no mapa, a água não é abundante durante o ano todo. Como uma forma de mitigar este problema, o governo federal criou uma estratégia para articulação do semiárido brasileiro para promover a coexistência das pessoas nas situações de abstinência de água.

Criado em 2000, o Programa Um Milhão de Cisternas (P1MC), busca educar, conscientizar e promover a instalação de um milhão de unidades de cisternas de 16 mil litros para captação de água da cobertura de casas de famílias que habitam no semiárido. O projeto visa atender a uma necessidade básica da população que vive no campo: água para consumo humano, cozinhar alimentos e higiene pessoal. Até o momento, mais de 600 mil cisternas já foram instaladas, e garantem o abastecimento em períodos de seca de milhares de famílias.

Em 2007,  o governo lançou o Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2), que promove água e capacitações de manejo de água para famílias de agricultores garantirem o cultivo, complementando o programa Um Milhão de Cisternas, no qual a água é usada para consumo humano.

A combinação desses dois projetos sociais tem como objetivo mitigar a escassez da água e trazer qualidade de vida às pessoas do semiárido brasileiro. Segundo o site do projeto, a cisterna construída (16 mil litros) é o suficiente para suprir o abastecimento de 6 pessoas durante o período de seca (com duração de 6 a 8 meses). As cisternas são construídas com materiais simples e pela própria comunidade que recebe treinamento adequado, não apenas sobre a construção, mas sobre a manutenção e tratamento de água para garantir a qualidade adequada para consumo.

Promover o acesso à água a famílias causa um impacto significante em diversas esferas da vida das pessoas afetadas, oportunizando a manutenção básica da vida, proporcionando água para cozimento e higiene básica, viabilizando o funcionamento de escolas, comércios e lavouras, fomentando consequentemente a educação, o trabalho e a economia local.

Dessa forma, vemos que os benefícios desta prática são diversos. Além de proporcionar economia de água potável, respeitar o ciclo da água local e proporcionar economia financeira aos usuários, o aproveitamento da água de chuva é uma prática que também democratiza o acesso a este bem fundamental à vida.

Quer saber os benefícios para você?

Para quantificar os benefícios financeiros e de economia de água com o aproveitamento da água de chuva, a RainMap disponibiliza uma plataforma de simulação gratuita que personaliza os cálculos para a sua edificação.

Apoio:

Share

Cofundador e diretor técnico da RainMap Sistemas Sustentáveis. Mestre e Engenheiro Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina, com ênfase na área de Aproveitamento de Águas Pluviais em Edificações.

Um comentário sobre “Água de chuva e sociedade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *