Fatos sobre a água. Você sabia que…

A disponibilidade de uma água e a sua qualidade é importante para a saúde pública, seja quando usada para beber, uso doméstico, produção de alimentos ou fins recreativos. Essa semana separamos alguns fatos interessantes sobre a água no mundo para você ficar atento.

Você sabia que…

  • Em 2015, 71% da população mundial (5,2 bilhões de pessoas) usava um serviço de água potável gerenciado com segurança (ou seja, localizado nas instalações, disponível quando necessário e sem contaminação);

  • 89% da população mundial (6,5 bilhões de pessoas) usava pelo menos um serviço básico. Um serviço básico é uma fonte melhorada de água potável em uma viagem de ida e volta de 30 minutos para coletar água;

  • 844 milhões de pessoas ainda não possuem um serviço básico de água potável, incluindo 159 milhões de pessoas dependentes de águas superficiais;

  • Globalmente, pelo menos 2 bilhões de pessoas usam uma fonte de água potável contaminada com fezes;

  • Até 2025, metade da população mundial estará vivendo em áreas com escassez de água.

  • Nos países de baixa e média renda, 38% dos centros de saúde não possuem uma fonte de água tratada , 19% não tratamento de esgoto e 35% não possuem água e sabão para lavagem das mãos.

A melhoria do abastecimento de água e uma melhor gestão dos recursos hídricos podem impulsionar o crescimento econômico dos países e podem contribuir muito para a redução da pobreza. Neste sentido, o aproveitamento da água de chuva tem um papel fundamental que vai além do sustentável, o social.

Repensar a gestão da água das cidades pode fazer toda a diferença. Países como Alemanha, Índia e Austrália têm o aproveitamento de água de chuva como um requisito. A RainMap visa trazer essa realidade também para o Brasil. Vamos juntos?

Ficou interessado?

Para quantificar os benefícios financeiros e de economia de água com o aproveitamento da água de chuva, a RainMap disponibiliza uma plataforma de simulação gratuita que personaliza os cálculos para a sua edificação.

Água de chuva: é simples, é fácil, é sustentável!

Referência:

Dados obtidos da Organização Mundial da Saúde (WHO – World Health Organization)  http://www.who.int/mediacentre/factsheets/fs391/en/

Apoio:

 

Share

Cofundadora e diretora executiva da RainMap Sistemas Sustentáveis. Administradora de Empresas pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Engenheira Civil e Mestra em Engenharia Civil com ênfase em Sistemas de Informação Geográfica e Mapeamento Geotécnico pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *