Como calcular o tamanho ideal do reservatório de água de chuva?

Você sabe qual é a melhor maneira de dimensionar um reservatório de água de chuva e como os cálculos são feitos? No presente artigo juntamos informações para te ajudar a entender os cálculos envolvidos e como realiza-los com facilidade.

No Brasil, o dimensionamento do reservatório de água de chuva é regido pela NBR 15.527 (ABNT, 2007), que indica 6 diferentes métodos de cálculo. Estudos mostraram que dos métodos propostos pela norma, o “método de simulação” baseado em modelo comportamental resulta em valores de volume de reservatório melhores, pois o modelo simula o consumo de água na edificação e a reserva de água de chuva.

Por ser um modelo que melhor representa a realidade, o método de simulação é o utilizado pela RainMap no seu simulador online gratuito e funciona assim:
Uma simulação da RainMap leva em consideração um registro diário de chuva dos últimos anos e a área disponível para coleta (o telhado, por exemplo), considerando perdas pelo escoamento superficial (evaporação e absorção pela superfície) e uma parcela do início das chuvas que deve ser descartada, para eliminar impurezas da atmosfera e do próprio telhado. A partir dos dados de consumo de água, que pode ser estimado por meio do número de moradores e o consumo médio per capita ou pego diretamente na fatura de água, e considerando um percentual de substituição do consumo de água potável por água de chuva, é possível calcular a demanda de água da chuva para a edificação e verificar se o reservatório possui um tamanho adequado para tal.

Alguns exemplos de dimensionamento estão disponibilizados neste post.
Detalhes técnicos do dimensionamento da RainMap podem ser verificados em artigo científico publicado pela RainMap no Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos em novembro de 2017.

 

Mas por que o tamanho do reservatório de água da chuva é tão importante?

O grande segredo é que um volume otimizado para a sua edificação faz com que o retorno do seu investimento seja o mais rápido possível, ou seja, o dinheiro investido será recuperado mais rapidamente. O dimensionamento otimizado é feito de forma que o tamanho do reservatório seja o suficiente para suprir a demanda de água da edificação, não sendo nem muito grande (pois isso acarreta em custos e necessidade de espaço) e nem muito pequeno (pois não suprirá a demanda de água da edificação).

Qual é a maneira mais fácil de eu realizar o cálculo do reservatório?

A falta de praticidade e complexidade em se obter dados de chuva e operar os programas existentes, motivaram o desenvolvimento da plataforma de simulação da RainMap . Um simulador online de interface amigável e de fácil uso para simulações de sistemas de aproveitamento de águas pluviais em edificações, que realiza o dimensionamento de um volume ótimo de reservatório a partir do potencial de economia de água potável e determina uma análise econômico-financeira da economia gerada com a implantação do sistema.

Simule a sua residência e obtenha gratuitamente uma análise de viabilidade como a seguinte:

Para onde vai a sua chuva? Água de chuva, compartilhe essa ideia!

 

Apoio:

Share

Cofundadora e diretora executiva da RainMap Sistemas Sustentáveis. Administradora de Empresas pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Engenheira Civil e Mestra em Engenharia Civil com ênfase em Sistemas de Informação Geográfica e Mapeamento Geotécnico pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *