O Aproveitamento da Água de Chuva e o Verão

Falta de abastecimento de água no verão não é novidade para quem busca aproveitar o litoral na estação do calor. Diversas cidades litorâneas sofrem com falta de água devido ao aumento significativo do número de pessoas, uma vez que o abastecimento que ocorre durante o ano não consegue suprir essa demanda extra por água. Em dezembro de 2016, a cidade de Bombinhas chegou a ficar 10 dias contínuos sem água. Para Florianópolis, capital catarinense, a realidade é semelhante, com racionamento esporádico e contínuo durante todo o verão, para atender os quase dois milhões de turistas que procuram pela ilha.

Mas e se pudéssemos fazer algo para mudar esse quadro? E se não fossemos tão dependentes das concessionárias de água? A resposta é que sim, algo pode ser feito!

O aproveitamento da água de chuva é uma solução descentralizadora, que gera mais autonomia para edificações. É simples, barata e eficiente, e pode reduzir sua chance de ficar sem água. Captando água da chuva pelo telhado, armazenando em uma cisterna bem dimensionada, e utilizando a água para fins não potáveis, por exemplo, você pode reduzir sua conta de água e ajudar a reduzir a demanda de abastecimento da rede. E, de quebra, garantir certa independência da concessionária de água, já que vai substituir a água da concessionária por água de chuva para limpeza, descarga no vaso sanitário, etc.

No infográfico a seguir, vemos um exemplo de consumo estimado de uma casa de veraneio (5 pessoas em Florianópolis-SC), e o quanto pode ser economizado do consumo desta residência com um Sistema de Aproveitamento de Água da Chuva (estimando uma área de coleta de 80 m²).

Esta estimativa foi feita com o nosso simulador. Nele você pode dar o primeiro passo para o aproveitamento da água de chuva, conhecendo seus benefícios, fornecedores e custos associados com a implantação. Teste na sua casa, edifício ou empresa. É gratuito!

E melhor ainda, o verão no Brasil é a estação mais chuvosa, o que amplifica os benefícios da estratégia. Ou seja, é no verão que vale mais a pena aproveitar a chuva e quando o retorno do investimento é maior. Acompanhe o gráfico de médias mensais de chuva em Florianópolis e Rio de Janeiro, por exemplo.

Fonte: INMET.

 

Aproveitar a água que cai do céu pode trazer benefício mais do que apenas o financeiro e o ambiental, pode lhe proporcionar acesso a água em situações críticas.

Para onde vai a sua chuva? Água de chuva, aproveite essa ideia!

 

Apoio:

Share

Cofundador e diretor técnico da RainMap Sistemas Sustentáveis. Mestre e Engenheiro Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina, com ênfase na área de Aproveitamento de Águas Pluviais em Edificações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *