Você conhece os gastos de água da sua casa?

Diferentes finalidades podem ser dadas a água de chuva. Que tal conhecer quanto da sua água você pode substituir por água de chuva conforme o seu uso?

Em residências ou condomínios residenciais, a água utilizada para cada atividade varia de acordo com quem habita o local. Todavia, considerando um certo padrão no consumo de água residencial, é possível ter uma noção da proporção dos gastos de água na sua casa.

Você já parou para pensar que quando a residência não aproveita a água de chuva, as atividades do infográfico são realizadas com 100% de água potável advinda das concessionárias? E que isso acontece mesmo para os fins pouco nobres, como descarga do vaso sanitário, lavar roupas e limpeza?

A água que vem da concessionária custa dinheiro (desde a coleta, tratamento, até disponibilizá-la na sua torneira). Então, porque não usar a água de chuva pelo menos para estas atividades menos nobres? Para esses fins não potáveis, o tratamento da água de chuva é simplificado. E, além da possibilidade de economia financeira na fatura de água, acarreta em uma prática sustentável e a favor da natureza.

O uso mais conhecido da água de chuva é o residencial. Mas neste post falamos sobre os usos da água de chuva também a nível comercial e industrial. E, neste post, explicamos como funciona o aproveitamento da água da chuva e os benefícios que a prática pode trazer.

Referências

GHISI, E.; FERREIRA, D. F. Potential for potable water savings by using rainwater and greywater in a multi-storey residential building in southern Brazil. Building and Environment, v. 42, n. 7, p. 2512 and Environment, v. 42, n. 7, p. 2512-2522, 2007.

Ficou interessado?

Para quantificar os benefícios financeiros e de economia de água com o aproveitamento da água de chuva, a RainMap disponibiliza uma plataforma de simulação gratuita que personaliza os cálculos para a sua edificação.

Água de chuva: é simples, é fácil, é sustentável!

Apoio:

Share

Cofundadora e diretora executiva da RainMap Sistemas Sustentáveis. Administradora de Empresas pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Engenheira Civil e Mestra em Engenharia Civil com ênfase em Sistemas de Informação Geográfica e Mapeamento Geotécnico pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *