Como o uso de água de chuva pode minimizar enchentes nas cidades?

Você sabia que o aproveitamento da água de chuva pode diminuir os alagamentos nas cidades? Isso acontece porque o aproveitamento de água da chuva capta uma parcela de chuva que escoaria pelas ruas e armazena em um reservatório, reduzindo assim o volume de água a ser drenado nas ruas da cidade. Esse efeito é maximizado quando o aproveitamento é feito em larga escala, ou seja, por muitas casas e prédios.

Existem muitos estudos na literatura técnica que comprovam os benefícios do aproveitamento de água de chuva para redução do escoamento superficial urbano.

A aplicação é tão difundida, que diversas cidades do mundo tornaram o aproveitamento de água da chuva obrigatório justamente para reduzir o volume de água que escoa pela cidade em dias de chuva. Realidade essa cada vez mais presente no Brasil. É o caso de São Paulo, que implantou a lei 13.276/2002, conhecida como “Lei das piscininhas”, que torna obrigatória a execução de reservatórios para as águas coletadas por coberturas e pavimentos nos lotes, edificados ou não, que tenham área impermeabilizada superior a 500 m². No mesmo sentido, também está em andamento no Distrito Federal o Projeto de Lei da Câmara 2019/2017 para infiltração artificial de águas pluviais no solo.

Destaca-se que esta prática é importante principalmente em cidades que possuem pouca área permeável, que permite que a chuva penetre no solo. Este é mais um dos motivos que tornam o aproveitamento de água da chuva uma estratégia ambientalmente amigável, além de ser simples, prática e econômica.

Ficou interessado?

Para te auxiliar a quantificar os benefícios financeiros e de economia de água do aproveitamento da água de chuva, a RainMap disponibiliza uma plataforma de simulação gratuita e amigável que personaliza os cálculos para a sua edificação.

Apoio:

Share

Cofundador e diretor técnico da RainMap Sistemas Sustentáveis. Mestre e Engenheiro Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina, com ênfase na área de Aproveitamento de Águas Pluviais em Edificações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *